Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ensaios sobre liberdade – Você fala "œnão entendi"?

Autor: Mateus Fernandes Araújo – Curitiba/PR – Pesquisador da Ciência Logosófica.

19/01/2019 08:32

LIBERDADE, tema que há milhares de anos alimenta discussões no campo das relações humanas, econômicas e políticas, foi eleita como objeto de estudo entre jovens pesquisadores da ciência logosófica de todas as partes do País, devido à sua relevância para a fase da vida em que se encontram. Alguns resultados desse estudo, que estão publicados no livro “Ensaios sobre liberdade” (ISBN: 978-85-60232-01-7), serão agora compartilhados com você. Assim você é nosso convidado a compartilhar conosco os aprendizados e descobertas que hoje nos permitem sentir mais livres internamente.

Ensaios sobre Liberdade apresenta, de forma variada, episódios que fazem parte da vida do jovem. Retrata a luta de diferentes pessoas contra a força implacável que os pensamentos exercem sobre a vida, mostrando que é possível conhecê-los e dominá-los, selecionando aqueles que nos permitem experimentar a verdadeira liberdade: aquela que surge de dentro de nós.

--

Você fala “não entendi”?

Você já teve vontade de falar que não entendeu alguma coisa, mas não falou por medo de ser alvo de preconceitos? Ou, ao contrário, você já reprimiu alguém por não saber algo? Frente a risos, vaias ou uma simples expressão facial que pode dizer mais que palavras, como fica a proclamada liberdade de expressão?

Eu já atuei de todas essas maneiras. Com o passar da infância e da adolescência fui amenizando tal modalidade, principalmente suas manifestações externas, mas a mudança interna responsável por esses comportamentos é mais difícil de se alcançar.

Pensando nisso decidi, certo dia, descobrir o que estava por trás dessas atitudes. Comecei tendo o propósito de não deixar de manifestar minha incompreensão sobre alguma coisa. Na medida em que fui colocando isso em prática, comecei a descobrir que a minha falta de entendimento se dava, obviamente, pela falta de conhecimento ou — o que me surpreendeu — pela falta de valorização do que a outra pessoa estava falando, o que gerava desatenção. Às vezes também percebia um pensamento, inculcado desde a infância, de que errar ou não saber é algo vergonhoso, que eu deveria esconder para que os outros não "pensassem mal de mim".

Ainda não consegui mudar permanentemente minha maneira de ser em relação à liberdade de expressão, mas, a cada vitória, tal característica vai se consolidando como algo natural, e isso me dá estímulos para encarar outros defeitos psicológicos que possuo e que, por muitos anos, não tive sequer consciência de que existiam.

Penso que a liberdade individual é, principalmente, pensar e agir por si mesmo, aceitando e conhecendo quem eu sou, para então buscar ser alguém melhor.

Sinta-se livre para entender ou não o que quis dizer, e da mesma maneira para concordar ou não!

--

Para saber mais...

Para saber mais sobre a ciência logosófica, visite e assine nossos principais canais: YouTube (www.youtube.com/logosofia), Facebook (www.facebook.com/logosofia) e Instagram (@logosofiabr), além do site oficial da Logosofia – www.logosofia.org.br.

Em Teresina (PI), a Fundação Logosófica – em prol da superação humana – está presente no seguinte endereço: Rua José Paulino, 845 - 1º andar / Sala 110 – Fátima. Mais informações pelo telefone: (86) 994529269.

Mais sobre: